O Partido Socialista congratula-se com o anúncio de que a Câmara Municipal de Ponta Delgada vai transferir, este ano, 1.858 milhões de euros para as 24 de Juntas de Freguesia.
Este montante a descentralizar para todas as freguesias do Concelho, resultou de uma exigência dos Vereadores do PS apresentada, em dezembro passado, no âmbito da negociação política que permitiu viabilizar o Orçamento municipal para 2018 e o Plano Plurianual de Investimentos 2018/2021.
Ao contrário do que foi sugerido pelo anúncio da Câmara Municipal de Ponta Delgada, na anteproposta de Orçamento para 2018, apresentada pelo Presidente José Bolieiro, constava apenas uma majoração de 20% nas transferências para as Juntas de Freguesia urbanas - mantendo o mesmo valor para as freguesias rurais, sendo 1 milhão e 400 mil euros o montante inscrito.
Sendo o PS um partido fiel aos seus compromissos eleitorais, quer esteja a exercer funções executivas quer esteja na oposição, como é o caso de Ponta Delgada, procedeu à presentação de várias propostas de alteração aos documentos iniciais, com destaque para o aumento de 20% nas transferências de verbas do município para todas as juntas freguesias do concelho - e não apenas para as freguesias urbanas.
Ainda no plano das negociações do Orçamento para 2018 e do Plano Plurianual de Investimentos 2018/2021, e também por proposta dos Vereadores do PS, as juntas de freguesia vão passar a disponibilizar o serviço de cobrança de água, evitando-se, desta forma, constrangimentos e deslocações desnecessárias ao centro da cidade.
Nas referidas negociações, o PS garantiu ainda uma distribuição mais equitativa do investimento municipal em todas as freguesias do concelho, estando previstas intervenções em escolas, vias de circulação e até intervenções específicas no ordenamento urbanístico de cada uma das freguesias.
O reforço de verbas, o aumento do investimento e a descentralização de serviços para todas as juntas de freguesia de Ponta Delgada, representam opções estratégicas e traduzem um compromisso eleitoral do Partido Socialista.
O PS reafirma que manterá como uma das suas prioridades políticas o desenvolvimento sustentado de cada uma das 24 freguesias de Ponta Delgada, com o objetivo de promover a coesão territorial, social e económica do Concelho de Ponta Delgada, proporcionando assim uma melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Face a todos esses factos recentes, o PS não deixa de estranhar que o anúncio da Câmara Municipal de Ponta Delgada não faça qualquer referência à intervenção decisiva que os Vereadores do PS tiveram na concretização do reforço de 20% das transferências financeiras para as freguesias do Concelho.
Neste como em outros casos, o esquecimento ou a omissão não podem encobrir a verdade, sob pena de se estar perante a usurpação do mérito alheio.